6 de junho de 2013

SANTARÉM - VEREADORES MIRINS PARTICIPAM DE SESSÃO NA CÂMARA


Hoje a câmara de vereadores recebeu durante a sessão ordinária a vista dos vereadores mirins que fazem parte do Projeto Sol cidadão legal, o projeto Sol é bastante conhecido em nossa cidade por desenvolver atividades de cidadania mobilizando alunos de escolas estaduais. O projeto que inclui a participação de vereadores mirins iniciou em 2012 no colégio Frei Ambrósio e conta com a coordenação da professora Eliana Mara.

A dinâmica parece uma brincadeira, porém os alunos levam tudo muito a sério e com grande responsabilidade nas ações e promessas realizadas durante as campanhas na escola. O procedimento legislativo e executivo escolar, inclui um 1 prefeito, 1 Vice, 6 Secretarias e conta com a participação de 7 vereadores, os trabalhos também seguem com apresentação de projetos de lei e o exercício da função primordial desta classe que é fiscalizar, legislar e executar principalmente melhorias para “população escolar”.

E esta inciativa começou com bons resultados, no mesmo ano em que foi instituído garantiu nacionalmente o 4º lugar na disputa de projetos voltados para a educação fiscal, o que tornou as funções ainda mais sérias, pois a partir de agora cada aluno deve iniciar os seus trabalhos de acordo com as funções destinadas.

A primeira etapa consiste em tornar tudo ainda mais concreto, os alunos visitaram a câmara de vereadores para observar a rotina e o método de como organizar uma sessão, os parlamentares mirins tiveram a oportunidade de acompanhar as apresentações e defesas de projetos e principalmente a linguagem utilizada durante o tempo de tribuna. A experiência vivenciada hoje vai contribuir para realização dos encontros que acontecem na primeira sexta-feira do mês.

O primeiro encontro está confirmado para está sexta dia 6 de Junho, aqui na câmara em horário regimental (9:00h). O projeto deve ainda servir de exemplo para outras escolas do nosso município, a partir do ano que vem as funções devem ser expandidas através da realização das eleições para governador e deputados.

Fonte: ASCOM/CMS

Nenhum comentário:

CONFIRA ABAIXO NOTÍCIAS QUE FORAM DESTAQUE