19 de agosto de 2014

Nélio Aguiar protesta contra aumento da tarifa de energia elétrica



O deputado Nélio Aguiar (DEM) participou, nesta terça feira, 19, de audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) para cobrar explicações do governo federal sobre o aumento exorbitante de mais de 34% na tarifa de energia no Estado do Pará. A ausência de um representante da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi bastante criticada pelos parlamentares, assim como o percentual aplicado ao estado, pois a Aneel aprovou reajustes médios acima de 20% na conta de luz de 5,8 milhões de consumidores atendidos por empresas do Pará, Santa Catarina e Espírito Santo.

 Mas é no Pará que a previsão de aumento é maior, 34,96% para pequenos e 36,41% para os grandes consumidores. “Somos um estado gerador e exportador de energia elétrica, mesmo assim somos obrigados a pagar mais que todos os estados na conta, então é necessária a mobilização da sociedade contra mais esse desrespeito dos governos, que praticam no nosso estado um regime ‘colonialista’ em pleno século XXI. Não é possível que pela seca dos reservatórios no sul e sudeste do Brasil, que levou ao uso de termoelétricas no ano passado para evitar o apagão, nós aqui do Pará é que temos de pagar essa conta, eles é paguem, quem consumiu óleo diesel foram eles e não nós. Temos mudar a legislação federal e alterar os critérios de divisão dessa conta por uma questão de justiça com o povo do Pará ”. protestou. A Alepa formará uma comissão de parlamentares para ir até Brasília, semana que vem, cobrar explicações da Aneel.

Fonte : Kátia Aguiar
Jornalista

Um comentário:

Amauri disse...

O aumento abusivo da energia eletrica autorizado pela ANEEL, caracteriza roubo legalizado e crime contra a eonomia popular.

CONFIRA ABAIXO NOTÍCIAS QUE FORAM DESTAQUE