28 de janeiro de 2015

Vereador ressalta importância do Infocentro Casa Brasil

 

O salão paroquial da igreja de Nossa Senhora do Rosário, no bairro Santarenzinho, em Santarém, no oeste do Pará, ficou lotado com a presença de crianças, jovens e adultos que foram assistir à aula inauguração do Infocentro Casa Brasil, projeto desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDS), vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Semde). Nesta etapa, o projeto ofertará 220 vagas para os moradores da grande área do Santarenzinho e Maracanã. As aulas ocorrerão em três turnos: manhã, tarde e à noite. Aos participantes são ofertados cursos de informática básica para melhor idade, caixa informatizado, auxiliar administrativo, além do curso de informática básica para deficientes auditivos, em parceria com a Associação de Surdos de Santarém. As aulas da primeira etapa de cursos começaram nesta segunda-feira (26), com encerramento previsto para o dia 31 de março.

Segundo o coordenador do Infocentro Casa Brasil, Carlos André, todos os alunos que participam do curso de caixa informatizado, ao final do curso, serão encaminhados para o estágio na rede de supermercado do grupo CR, parceiro do projeto e que tem dado oportunidade de trabalho para muitos jovens e também adultos. Ele explicou ainda que desde que junho até dezembro de 2014, foram atendidos pelo projeto 1.200 jovens dos bairros Santarenzinho e Maracanã. Carlos André destaca que aproximadamente 25 jovens estão efetivamente empregados.

A Prefeitura tem tido um papel fundamental no sucesso do Infocentro Casa do Brasil, desde sua reinauguração. “O apoio logístico tem sido importante para que jovens e adultos tenham acesso a cursos profissionalizantes e com isso consigam almejar oportunidades no mercado de trabalho”, disse Carlos André.

Durante a aula inaugural, participaram do evento presidentes dos bairros das grandes áreas do Maracanã e Santarenzinho. Entre eles, estava o presidente da Associação de Moradores do Bairro da Conquista, Antonio Gomes Nogueira, que parabenizou o Poder Público pela iniciativa de ofertar à juventude, cursos que contribuirão para sua formação profissional. Além disso, reforçou, é uma forma de evitar que os jovens e as crianças sejam atraídos pelas drogas ou vítimas da violência, que impera em algumas comunidades. “Hoje, a tecnologia é uma ferramenta indispensável para todos e nossos jovens têm tido a oportunidade de acesso à informática através dos cursos oferecidos pela Casa Brasil. Portanto, considero importante esse projeto que, além de tudo, tem cunho social”, destacou o líder comunitário.

O vereador Valdir Matias Jr. (PV), participou da aula inaugural representando o Poder Legislativo, ele era o secretário de Planejamento quando retomou o projeto em junho de 2014. Segundo ele, trata-se de um programa muito importante lançado pelo governo federal e custeado hoje 100% pela Prefeitura de Santarém com o apoio do governo do Estado através da Prodepa e cabe a ele o fornecimento da logística, monitores, tecnologia, sistema de caixas informatizado, etc. “O governo municipal não tem medido esforços para ajudar os jovens na conquista do primeiro emprego com a oferta de cursos profissionalizantes com sistemas de última geração e direcionamento de estágios. Muitas das vagas oferecidas na grande área ofertadas pelo Shopping, por exemplo, foram preenchidas por jovens que participaram dos cursos do Casa Brasil e isso mostra a importância desse programa na formação de jovens e adultos”, disse o vereador.

A jovem Rosicléia Pontes participou da primeira etapa de cursos de caixa informatizado. Após a conclusão do curso, ela foi convidada para ser voluntária do Infocentro e hoje ela é uma das monitoras contratadas pela Prefeitura. “Fico bastante feliz em poder participar de um projeto como este que dá oportunidades para os jovens. Eu mesma tive uma experiência positiva e tenho certeza de que muitos jovens também esperam por uma chance dessas”, disse, reforçando que os jovens estão buscando se envolver e participar dos cursos e correndo atrás de sua formação profissional.





Conselho de Autoridade Portuária realiza primeira reunião de 2015

O vereador Valdir Matias Jr. (PV), representando a Câmara de Vereadores de Santarém, participou no último dia 20, da primeira reunião do Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Santarém (CAP/CDP). Durante o encontro, foram abordados temas como: processo licitatório para a ampliação do Porto de Santarém e convite ao DNIT para apresentar o projeto de adequação/alongamento da BR-163 (perímetro porto – km 22). O prefeito Alexandre Von também participou da reunião.

O CAP é composto por representantes da Secretaria Nacional de Portos, do Governo do Estado do Pará, administração portuária, a autoridade marítima, o município de Santarém, representantes da classe empresarial, titulares de arrendamento de instalações portuárias, representantes dos operadores e trabalhadores portuários.

Para o vereador

O Conselho foi instalado em abril de 2014 e a cabe a ele, por exemplo, sugerir: alterações do regulamento de exploração do porto, alterações no plano de desenvolvimento e zoneamento do porto, ações para promover a racionalização e a otimização do uso das instalações portuárias, medidas para fomentar a ação industrial e comercial do porto, ações para promover a atração de cargas e medidas que visem estimular a competitividade.

Valdir Matias Jr. destacou que as reuniões ocorrerão ao longo deste ano para que sejam discutidos assuntos relacionados ao desenvolvimento portuário de Santarém. “Foi o primeiro encontro do ano e a finalidade é traçar os objetivos pré-estabelecidos pelo Conselho para a definição do plano de desenvolvimento. A próxima reunião ocorrerá em março”, disse o parlamentar.



Editorial

O informativo do vereador Valdir Matias Jr. (PV) apresenta as ações e os serviços prestados pela sua atuação como parlamentar no ano de 2015.

Fonte : ASCOM 

Nenhum comentário:

CONFIRA ABAIXO NOTÍCIAS QUE FORAM DESTAQUE