2 de fevereiro de 2015

Câmara reinicia sessões parlamentares e a palavra de ordem é transparência



“A administração desta Casa Legislativa, será pautada na transparência”. Esta foi à palavra de ordem destacada no discurso da vice-presidente da Câmara de Santarém Marcela Tolentino em pronunciamento feito na manhã desta segunda feira 02/02, por ocasião da reabertura das sessões legislativas, do Poder Legislativo Municipal. 

Marcela destacou também a composição da nova mesa executiva tendo como presidente o vereador Reginaldo Campos (PSB); ela, Marcela (SDD), na 1ª vice-presidência; Ney Santana (PSDB) na 2ª, desempenhando também a função de corregedor; Silvio Neto (PSD) 1º secretário; Luiz Alberto (PP) 2º secretário; Nicolau do Povo (PP) 3º secretário e Silvio Amorim (PRTB) 4º secretário.

Na sequência de sua fala Marcela Tolentino enfatizou que essa transparência vai dar-se principalmente, através de prestações de contas periódicas e parceria com instituições de ensino que oportunizará estágios nas áreas de direito, serviço social e administração, primeiramente com perspectivas de diversificação de mais cursos conforme a necessidade. A vice – presidente da Casa de Leis observa que o objetivo desse apoio é dar celeridade na avaliação e aprovação dos projetos de leis, requerimentos e moções enfim, todos os serviços desenvolvidos na Câmara.

A realização do concurso público para preencher vagas na casa legislativa, foi outro ponto importante, ficado no pronunciamento de Marcela Tolentino. Enfatiza que este será o primeiro concurso, uma vez que nunca houve na história da câmara de Santarém.

Ao encerrar o pronunciamento dela, a vice-presidente avalia que 2015, será um ano de muitos desafios, crise energética, dificuldades econômicas, financeiras e consequentemente sociais, o decreto federal 8.380/2015 da Presidência da República que define corte direto nas transferências a estados, Distrito Federal e Municípios num montante de R$ 36,5 milhões por mês. Recursos destinados a defesa civil, agricultura e educação.



A primeira sessão presidida por Reginaldo Campos 

Na condição de presidente da Câmara de Santarém, esta foi à primeira sessão parlamentar presidida pelo vereador Reginaldo Campos e com ele fez parte da mesa dos trabalhos, o prefeito Alexandre Von; o juiz Rômulo Brito, no ato representando o diretor do Fórum Cosme Ferreira Neto; tenente coronel Costa Junior, subcomandante do 8º BEC; Coronel José Sebastião Valente Monteiro Junior, comandante do GPR1; capitão de Fragata Robson Oberdan Bispo de Sousa, capitão dos Portos da Capitania Fluvial de Santarém, tenente coronal Luiz Claudio Rego dos Santos, comandante do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros; Dom Flávio Giovenali, bispo da Diocese de Santarém e Ubirajara Bentes de Sousa, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – subseção de Santarém. No plenário a presença dos vereadores (as), secretários (as) municipais, e lideranças comunitárias.

Falando a imprensa o presidente da Câmara Reginaldo Campos disse estar vivendo um momento de grande expectativa a partir de agora em que está assumindo a gestão do legislativo municipal, destaca a importância do prefeito Alexandre Von, fazer uma prestação de contas de sua gestão a casa de Leis e entende que ainda há necessidades de melhorias em alguns setores da gestão municipal como na educação, saúde e infrestrutura “e a Câmara tem o papel de fiscalizar e contribuir para que as obras públicas possam fluir em beneficio da sociedade”,destaca.



Prefeito presta contas

Como consta no inciso IX do Artigo 53 da Lei Orgânica do Município de Santarém, o prefeito Alexandre Von fez sua prestação de contas referente ao ano de 2014 e destacou como pontos principais: infraestrutura urbana e mobilidade; infraestrutura rural, saúde e assistência social; educação e desporto; cultura e turismo; meio ambiente, empreendedorismo.

No que se refere a empreendedorismo, o prefeito Alexandre Von destacou, o terminal fluvial de passageiros e cargas, centro de convenções, armazém geral da Zona Franca de Manaus, implantação do distrito industrial de Santarém, ampliação do aeroporto internacional Wilson Fonseca; ampliação do porto da Companhia Docas do Pará e portos privativos.

As sessões legislativas da Câmara Municipal de Santarém iniciam normalmente, a partir desta terça-feira (03-02), às 9h. 



Fonte: Ascom / Foto : Blog do Sid



ASCOM – CÂMARA MUNIICPAL DE SANTARÉM

Nenhum comentário:

CONFIRA ABAIXO NOTÍCIAS QUE FORAM DESTAQUE