12 de fevereiro de 2015

Santarém : Prefeitura vai licitar identificação de ruas na cidade


A Prefeitura de Santarém vai licitar a sinalização de ruas na cidade, através de uma concessão pública. A informação foi repassada pelo vereador Valdir Matias Jr. (PV), que participou de uma reunião, na manhã da última quarta-feira (11), com o prefeito Alexandre Von para tratar da proposta que visa a contratação de uma empresa que fará a sinalização das vias públicas na área urbana da cidade. A identificação das ruas será feita nas esquinas. Também deve ser padronizados os pontos de ônibus, táxi e Mototáxi. A previsão é que o edital seja lançado ainda neste primeiro semestre. “Estou acompanhando esse projeto que certamente trará muitos benefícios à população e também ajudará na identificação das ruas pelas pessoas que visitam a nossa cidade. Além disso, vai desonerar o município com os gastos para a realização desse serviço”, disse o parlamentar, lembrando que a empresa também ficará responsável pela manutenção desses dispositivos nos espaços pré-estabelecidos.

Segundo ele, em contrapartida, a empresa vencedora terá o direito de explorar a placa publicitária, porém, o município também ganhará, já que receberá parte do que for arrecadado com a publicidade, além dos recolhimentos dos impostos que serão gerados por conta desse serviço.

Valdir Matias Jr. explicou que não será possível fazer a sinalização de 100% das vias públicas da cidade, porém, a maioria das ruas asfaltadas será contemplada. O vereador ressaltou que a Prefeitura deve seguir modelos semelhantes executados em algumas cidades brasileiras, onde a sinalização de ruas é feita por empresas privadas, que ganham na exploração publicitária dessas placas. “A gente espera avançar na melhoria da identificação das ruas da nossa cidade para melhorar também o atendimento ao turista e também aos nossos munícipes, pois todos ganham com esse tipo de serviço”, finalizou o vereador.


Semma combate poluição sonora em Santarém

Em pronunciamento na tribuna da Câmara de Vereadores, na última terça-feira (10), o vereador Valdir Matias Jr. (PV), afirmou categoricamente que é contra a poluição sonora em Santarém. Seu discurso foi motivado pelos últimos episódios envolvendo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), pasta que é gerida por Podalyro Neto, membro do PV. Como presidente do Partido Verde, o vereador é defensor do meio ambiente e ratifica que as ações da Semma são fundamentais para garantir o sossego da população, diante dos abusos cometidos por alguns donos de veículos automotivos, que causam transtornos à sociedade com suas aparelhagens em volumes acima dos decibéis permitidos pela legislação.

Valdir Matias Jr. ressaltou que a secretaria tem combatido incisivamente esses abusos dia e noite. Muitos infratores são enquadrados na lei de crime ambiental. Quem se incomoda com as ações da Semma são aqueles que teimam em perturbar a ordem pública e agir como se estivessem acima da lei.

O vereador reforçou a necessidade do cumprimento das normais legais. Matias Jr. diz que essa questão tem que ser tratada de uma forma ordeira, por meio de normativas que permitam que eventos ocorram dentro da legalidade com o aval e autorização da Secretaria do Meio Ambiente, mas acima de tudo preservando sossego do público.

Na ocasião, o parlamentar falou sobre a exoneração da chefe de fiscalização da Semma, ocorrido no último dia 14 de janeiro cujo caso ganhou repercussão na mídia por um suposto ato de irregularidade praticada pela ex-servidora. Segundo ele, trata-se de um caso isolado e que o secretário Podalyro Neto agiu corretamente quando decidiu exonerá-la de suas funções. Reforçou ainda que a Semma deve continuar combatendo os crimes de poluição sonora, inclusive com apreensões de equipamentos e punições aos infratores. “Desde o início dos trabalhos realizados pela Semma no combate à poluição sonora que os resultados têm sido satisfatórios, pois essas ações têm contribuído para a diminuição da poluição sonora. Mas é preciso dar continuidade ao trabalho e garantir o sossego da população e a manutenção da ordem pública”, disse o vereador.



Centro do Artesanato Cristo Rei em fase de conclusão

Durante a sessão da última segunda-feira (9), o vereador Valdir Matias Jr. (PV), em pronunciamento na tribuna da Câmara de Vereadores, informou que o Centro do Artesanato do Tapajós Cristo Rei, localizado na avenida Barão do Rio Branco, está em fase de conclusão. Segundo ele, estão sendo investidos cerca de R$ 500 mil, com uma estrutura para abrigar a produção artesanal de diversas localidades do interior do município. O parlamentar explicou que serão 14 lojas distribuídas geograficamente para que sejam contemplados o artesanato do Lago Grande, Aritapera, Arapiuns e da Flona do Tapajós, por exemplo. “Será um ponto turístico de visitação obrigatória em nosso município e assim estaremos fomentando cada vez mais negócios para aqueles que vivem do artesanato”, concluiu.

A conclusão da obra está prevista para o final de março e ainda no primeiro semestre de 2015, deverá ser entregue a população. O prédio pertence à Diocese de Santarém e foi alugado para a Prefeitura.

O parlamentar lembrou ainda que o Centro de Artesanato Cristo Rei impulsionará a produção e o designer das peças, beneficiando diretamente a figura do artesão. Além disso, vai fomentar a cultura, o turismo, a qualificação da mão de obra, a geração de ocupação e renda e será um indutor em micro e pequenos negócios sustentáveis.

O espaço contará com 14 lojas, beneficiando diretamente 28 Associações, Grupos ou Cooperativas de Artesãos já cadastrados e três Núcleos Familiares tradicionais: família Camargo Fona, família Rock Lima e família do Mestre Isauro. No total serão 678 produtores, divididos entre a zona urbana e as regiões da zona rural de Santarém. A ideia é que se comercializem produtos, a partir da matéria-prima regional, desde sementes e palha de tucumã para a fabricação de biojoias e cestaria, passando por flores e plantas até a fabricação de doces e licores, à base de frutas regionais.


Fonte : Marcos Santos 

Nenhum comentário:

CONFIRA ABAIXO NOTÍCIAS QUE FORAM DESTAQUE