7 de fevereiro de 2015

Um giro pela câmara ! Câmara se prepara para realizar concurso público



A Câmara dos vereadores de Santarém, se prepara para aprovar o DECRETO LEGISLATIVO que irá regulamentar o primeiro Concurso Público do órgão, sendo esta uma das principais propostas da atual mesa diretora da Casa, segundo informou o procurador Jurídico da Câmara, Dr. Marlon Batista de Azevedo.

Importante informar que o Decreto Legislativo tem força de Lei, portanto os encaminhamentos serão imediatos. “Nós temos 30 dias para publicar convocação de licitação para escolha de empresa ou instituição especializada em realização de seleções públicas, para realizar o certame”, afirmou o procurador.

A proposta muda a estrutura administrativa do quadro de pessoal efetivo e cria novos cargos no legislativo municipal. De acordo com o Procurador jurídico da Casa de Leis, edital do certame deve ser publicado no primeiro quadrimestre do ano de 2015. Com salários entre R$ 1.000,00 a R$ 3.000,00 (ainda em análise pela mesa diretora da Casa), são aproximadamente 60 vagas distribuídas nos mais diversos setores e departamentos da instituição.

A empresa ou instituição que irá organizar o concurso ainda não está definida, tendo em vista que será aberta licitação para escolha, após ser aprovado o Decreto Legislativo instituindo o concurso e a criação da Comissão Especial do Concurso Público, que irá conduzir os trabalhos de licitação para a escolha da empresa ou instituição que irá organizar todo o concurso. A divulgação do edital com as regras e prazos do concurso só pode sair depois dessa decisão.

“A qualquer momento poderemos estar dando melhores esclarecimentos, de acordo com a evolução dos trabalhos para a realização do Concurso Público desta Casa de Leis”, concluiu.



Vereadores cobram providências contra o surto de hepatite em Alter do Chão



Uma reunião realizada ontem, 04/02, na Câmara Municipal, entre os vereadores, Vigilância Sanitária e o Conselho Comunitário da Vila de Alter do Chão resultou em diversas providências a serem tomadas, de forma imediata, para impedir que o surto de hepatite A se alastre pela vila balneária.

O diretor da Divisão de Vigilância e Saúde de Santarém, Luiz Alberto Coelho apresentou um levantamento dos casos da doença no município. Em 2013 foram 45 casos registrados em Santarém e nenhum em Alter do Chão. Em 2014, o número aumentou para 117, na cidade, enquanto na vila, houve 13 casos. Este ano, os dados ganharam maiores proporções, por ainda estarmos no mês de fevereiro. Foram confirmados 11 casos de hepatite A no município e 06 foram confirmados como positivos em Alter do Chão. De acordo com Luiz Alberto, já foi feita análise da água do rio onde foi constatada a presença da bactéria que causa a doença. Uma série de fatores foi apontada como causadores da situação. Entre eles a atracação de barcos e lanchas na ilha. “Barcos ancoram no lago verde. Na Enseada do Macaco há pessoas com moradias permanentes e isso contribui, fortemente, para que isso aconteça”, explicou o diretor.

Para combater o surto algumas medidas foram adotadas na vila como a distribuição de hipoclorito, palestras educativas nas escolas, vacinação em crianças menores de dois anos, coleta de material biológico para saber quem já foi acometido pela doença, distribuição de folder informativo, entre outros. A expectativa é que antes da quadra carnavalesca, a população volte a viver com mais tranquilidade. Para o presidente do Conselho Comunitário de Alter do Chão, Carlos Santos, os prejuízos causados por conta das notícias divulgadas, de forma exagerada, afetaram a economia de Alter do Chão. “A população de Alter do Chão está revoltada por que gerou prejuízos econômicos. Todos devem estar cientes da real situação para que não haja mais danos na vila balneária”, disse o presidente.

Carlos Santos pediu apoio dos vereadores para que as ações se intensifiquem, não apenas antes do carnaval, mas que no decorrer do ano as pessoas possam viver tranquilamente. Pois, explicou que Alter do Chão é o centro das atenções da região oeste do Pará. Para ele, é preciso que seja dada uma maior atenção ao tratamento de esgoto e que as embarcações sejam impedidas de ancorar na praia. Pediu também, como providências que sejam instalados banheiros públicos na Ilha do Amor e na Praia do Cajueiro.

O presidente da Câmara Municipal de Santarém, vereador Reginaldo Campos informou, que uma audiência foi programada para a próxima quarta-feira, 11, com autoridades de órgãos municipais e do Estado. Segundo o vereador, Polícia Federal e Ministério Público Federal também devem participar do evento, previsto para as 15h. O objetivo é que sejam definidas as medidas a serem adotadas na vila, para evitar que o surto da hepatite se alastre. Além disso, outros assuntos ligados ao turismo, infraestrutura tanto da vila como de Santarém estarão em pauta. A ideia é que, no carnaval os visitantes e moradores possam estar conscientes do que deve ser feito para evitar a contaminação da doença.



Câmara defende Corpo de Bombeiros para Alter do Chão



Em encontro com as lideranças da comunidade de Alter do Chão, na noite de ontem, na vila balneária, a vereadora Marcela Tolentino (SD), representante da Câmara, anunciou a possibilidade da implantação de uma Unidade do Corpo de Bombeiros Militar na localidade. O projeto para abrigar as instalações, segundo a vereadora, já está pronto e nos próximos dias estará sendo apresentado ao Comando Geral para análise e possível aprovação.

A vice-presidente da Câmara, garantiu que irá trabalhar, junto aos deputados federais da região, para a viabilização de recursos, por meio de Emendas Parlamentares, a fim de que o projeto seja implantado o mais rápido possível. A importância de uma Unidade no local, visa amenizar problemas como incêndios e afogamentos. A ilha de Alter do Chão, considerada o “Caribe da Amazônia” atrai um grande número de turistas, em diversos períodos do ano.



Reginaldo destaca a vinda do titular da SEDUC a Santarém



O presidente da Câmara de Santarém, vereador Reginaldo Campos (PSB), parabeniza o prefeito Alexandre Von, como primeiro ato de presidente da AMUT traz a Santarém o secretário de Estado de Educação Helenilson Pontes, para importante encontro com os prefeitos, vereadores e secretários de Educação Municipal do Oeste do Pará.

Campos entende que a partir de agora, com a interação SEDUC e secretarias municipais, a educação pode melhorar bastante, principalmente com relação ao atendimento tanto de demandas curriculares como orçamentárias. 

A secretária municipal de Educação de Santarém, professora Irene Escher, que também participou da reunião, disse ser louvável a iniciativa do presidente da AMUT, prefeito Alexandre Von de proporcionar a vinda do secretário estadual de Educação a Santarém, para esse encontro regional. 

Irene destaca a parceria que já vem sendo feita com a 5ª Unidade Regional de Ensino, com sede em Santarém, como por exemplo, a educação escolar indígena, transporte escolar, a descentralização do nível médio, hoje ainda centralizado na cidade.

A secretária municipal de Educação, disse visualizar a partir de agora um grande salto qualitativo na educação de Santarém e região, com essa nova proposto do secretário de Estado de Educação Helenilson Pontes de interação e parceria entre SEDUC e as SEMEDs regionais.

Helenilson confirmou que veio a convite do presidente da AMUT, para ouvir as demandas relacionadas à educação da região Oeste do Pará, o que afirma será uma prática constante, por meio do diálogo com os gestores da Educação dos Municípios do interior do Pará.

Fonte : ASCOM 

Nenhum comentário:

CONFIRA ABAIXO NOTÍCIAS QUE FORAM DESTAQUE