16 de abril de 2015

Prefeitura de Óbidos retoma obras de reforma e requalificação do Forte Pauxis

 
 
 
Com recurso orçado em 2.274.586.50 a obra de reforma e requalificação do Forte Pauxis, um dos principais pontos turísticos do Estado do Pará deverá ser retomado ainda nesta semana pela Prefeitura Municipal de Óbidos (PMO). A obra, iniciada em 15 de agosto de 2011, teria término previsto para 11 de fevereiro de 2012, e com a concessão de um termo aditivo a data foi prorrogada para 10 de junho de 2013, porém devido o não pagamento da contrapartida por parte do ex-gestor municipal, R$ 114.154,03, a obra foi paralisada ainda em 2011.


A Obra, segundo informações da Secretaria Municipal de Governo, deverá ser retomada ainda neste mês por parte da empresa Arte Mil, empresa que venceu a licitação do projeto que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas (PAC) com aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). “Nós tivemos que tomar uma série de medidas para cumprir com todos os compromissos do município, principalmente co-relacionado a quitação de débitos deixados pela gestão passada e agora conseguimos renegociar o valor da contrapartida, e já executamos o pagamento da primeira parcela. Creio que agora com este pagamento o IPHAN poderá fazer a liberação do recurso para retomada da obra”, disse a secretária Luciene Deina.


De acordo com o prefeito de Óbidos, Mario Henrique Souza Guerreiro, a retomada da obra do Forte Pauxis escreverá uma nova página para a história cultural, social e turística do município. “O nosso maior desafio hoje é fazer Óbidos retomar o crescimento cumprindo com débitos históricos. Nós não poderíamos iniciar a gestão pagando um débito que não ficou previsionado contabilmente em restos a pagar e que não houve prestação de contas. Com tudo isso, se fez necessário toda uma renegociação junto ao IPHAN e que agora felizmente poderemos retomar com este importante projeto para o desenvolvimento turístico e social do município”, declarou o prefeito.

Com a conclusão da obra de reforma e requalificação o Forte Pauxis passará a contar com áreas destinadas para: museu, brinquedoteca e biblioteca, sala para exposições de média temporada, cine-auditório e praça de alimentação. O projeto é um convênio entre a Prefeitura Municipal de Óbidos e o Governo Federal.

Fonte: Martha Costa/Ascom PMO

Contato (93) 99121-3225

Nenhum comentário:

CONFIRA ABAIXO NOTÍCIAS QUE FORAM DESTAQUE