14 de novembro de 2015

Promotor de justiça recomenda que Policiais Militares de folga poderão usar coletes

Uma recomendação do Ministério Público do Estado do Pará (MPE), publicada na última segunda-feira (9), no Diário Oficial do Estado (DOE), prevê que os policiais militares passem a utilizar coletes mesmo quando não estiverem a serviço da corporação. O documento foi expedida por meio da 2ª Promotoria de Justiça Militar.


Responsável pela recomendação, o 2º Promotor de Justiça Militar, Armando Brasil Teixeira, apontou que a decisão foi tomada como forma de proteger os policiais. Citando um exemplo em que um policial que estava de colete reagiu a um assalto no sul do Pará e conseguiu contornar a situação com êxito, o promotor acredita que o equipamento pode auxiliar na própria defesa do indivíduo durante seu deslocamento. “Mesmo quando não estão a serviço, eles continuam sendo policiais 24 horas por dia. 

Essa recomendação é para a própria segurança deles”. O promotor sinalizou que, na prática, o uso do equipamento ficará “a critério do policial”. Ciente da decisão apenas pela publicação, o presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Pará (ACSPMBM), sargento Francisco Xavier, acredita que a medida é válida e justa. 

Diante da estatística de 22 policiais militares mortos no Pará apenas neste ano – sendo 18 mortes registradas apenas nos últimos 70 dias -, Francisco Xavier acredita que o aumento do efetivo e a melhoria das condições de trabalho dos policiais seriam medidas mais eficazes para controlar a violência não só contra os PMs, mas contra toda a sociedade.
Questionada se pretende cumprir a recomendação e se há estrutura suficiente para tal, a Polícia Militar informou, em nota, apenas que “o referido documento não foi recebido até a presente data na Corregedoria Geral da PMPA”.

Fonte : (Cintia Magno/Diário do Pará)

Nenhum comentário:

CONFIRA ABAIXO NOTÍCIAS QUE FORAM DESTAQUE