13 de janeiro de 2016

Polícia Militar terá reforço de aproximadamente 60 policiais durante Carnapauxis em Óbidos



 
Segundo o comandante da PM em Óbidos o reforço policial resultará na “Operação Colombina” que terá apoio do Grupamento Tático Operacional que já realiza treinamento na cidade

Desde o final de 2015 a Prefeitura Municipal de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, juntamente com demais Secretarias e o Departamento de Trânsito (DEMUTRAN) tem realizado reuniões com o objetivo de definir estratégias que assegurem maior segurança e comodidade junto aos milhares de pessoas que participarão do Carnapauxis 2016. Um dos principais temas da reunião é a Segurança Pública, na qual o víeis principal é o esquema montado tanto pela Polícia Militar (PM), quanto pela Polícia Civil (PC).

Segundo o comandante da PM em Óbidos, Tenente Arthur Vasconcelos, uma solicitação de reforço policial foi encaminhada ao comandante do CPR 1 em Santarém, tenente coronel Héldson Tomaso Pereira de Lima. “Foi feita uma solicitação para o comandante regional, coronel Tomaso, de 50 policiais militares e mais uma guarnição do Tático, e ele sinalizou positivamente. Estamos aguardando a chegada dos policiais já para a quinta-feira (05/02), acredito que eles embarquem na quarta-feira, e teremos um esquema diferenciado”.

Segundo o comandante no período do Carnapauxis os militares de Óbidos realizarão a segurança durante o dia, enquanto que o reforço policial realizará o serviço noturno. “O esquema ficou definido que o reforço vindo do Comando Regional vai trabalhar desde a saída dos blocos até a finalização do carnaval e a nossa guarnição vai fazer a segurança durante o dia, principalmente visando à parte preventiva e de educação já que muita gente aproveita o período para sair da cidade”, disse o comandante.


Operação Colombina


Como esquema estratégico para o Carnapauxis 2016, a Polícia Militar realiza em Óbidos a Operação “Colombina”, nome oriundo da comédia teatral Italiana, revivida como personagem no Carnaval. “Nós planejamos desde o ano passado varias operações, tanto no dia quanto na noite, na área urbana e também nas estradas. E o nosso enfoque será a prevenção e a orientação da população e quando não houver outra medida iremos atuar com a repreensão para assegurar a ordem, uma vez que a repreensão só deve acontecer quando a situação estiver caminhando para algo mais grave”, falou o comandante

Já em preparação para a Operação Colombina, a PM realiza treinamento tático com os militares lotados em Óbidos. “Eu havia solicitado munição para fazer um treinamento de tiro e o comandante nos forneceu a munição e cedeu alguns militares do Tático para dar um treinamento de duas semanas para a tropa que vai trabalhar no Carnaval e então teremos duas instruções, uma voltada para o Carnaval e outra especifica para roubos a banco, que não é uma realidade nossa, graças a Deus, mais que temos que estar sempre preparados”, finalizou.



Foto: Tenente Arthur Vasconcelos

Prefeitura Municipal de Óbidos – PMO

Fonte : Assessoria de Comunicação – ASCOM

Nenhum comentário:

CONFIRA ABAIXO NOTÍCIAS QUE FORAM DESTAQUE