6 de agosto de 2016

Nélio Aguiar lidera pesquisa eleitoral em Santarém Pesquisa eleitoral: Nélio Aguiar 48% – Alexandre Von 27%



Pesquisa do Instituto Phoenix aponta vitória de Nélio Aguiar sobre Von ainda no 1º Turno

Nélio Aguiar sai na frente de Von na corrida à Prefeitura de Santarém

O médico Nélio Aguiar, filiado do Partido Democratas (DEM) continua liderando as pesquisas para a Prefeitura de Santarém, nas eleições de outubro deste ano. O primeiro turno das eleições 2016 será no dia 2 de outubro, e o segundo turno no dia 30 de outubro. A primeira pesquisa foi divulgada no dia 30 de dezembro de 2015, onde o médico Nélio apareceu liderando a corrida à Prefeitura de Santarém.

Na segunda pesquisa encomendada pelo Jornal “O Impacto”, realizada pelo Instituto Phoenix, em julho deste ano, Nélio Aguiar lidera com 48,4% das intenções de Índice de Votos Definidos (IVD).

Em segundo lugar aparece o atual prefeito de Santarém, Alexandre Von (PSDB) com 27,0%. Em seguida aparece o professor Márcio Pinto (PSOL) com 13,1%; Socorro Pena (PT) com 6,3% e Antônio Rocha (PMDB) com 5,2%.

Gráfico do IVD mostra os percentuais dos candidatos à Prefeitura de Santarém

O Instituto Phoenix, sob responsabilidade do estatístico Augusto da Silva Rocha, entrevistou 353 pessoas, de ambos os sexos, no período de 25 a 27 de julho, em diversos bairros de Santarém. De acordo com o Instituto, a seleção dos respondentes atendeu ao critério de amostragem estratificada probabilística que permite alcançar resultados mais seguros, mesmo com uma amostra reduzida.

Portanto, segundo o Phoenix, a margem de erro é de 2,83%, podendo oscilar para cima ou para baixo, na mesma proporção. O registro obrigatório foi identificado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o número PA-00977/2016, o que assegura a divulgação. O Instituto assegura que após o resultado da segunda pesquisa se tem uma base de que Nélio poderá desbancar os adversários ainda no 1º turno das eleições municipais.

“Por tratar-se de um estudo de natureza descritiva, com característica de um público conhecido, desenvolvemos um método direto de investigação, através da amostragem probabilística. Assim aplicamos um percentual pré-definido nas proporções do universo dos eleitores baseando-se também nos índices eleitorais para cada região, de acordo com a densidade eleitoral. O critério de seleção obedeceu às informações dadas pelo TRE e IBGE. As entrevistas foram na maior parte efetuadas nos domicílios dos eleitores, após a certificação de que eles votam no município e se dispunham a responder as perguntas apresentadas”, explicou Augusto Rocha.

O instituto PHOENIX de pesquisa fechou sua 2ª sondagem de intenção de votos em Santarém com a abordagem que trata da eleição majoritária, com cinco nomes de postulantes à Prefeitura.

O crescimento da candidatura de Nélio Aguiar, com relação à pesquisa anterior, segundo Augusto Rocha, é o que se pode destacar, como fato novo. “Já que se fizermos uma projeção, excluindo os indecisos, Nélio sozinho supera a soma dos demais disputantes. Assim seu índice de voto definidos aproxima os 50%. A continuar nesta mesma tendência crescente, vai superar mais da metade dos votos logo no 1º turno”, avalia o estatístico.

Augusto comenta que o bom desempenho do candidato do DEM se justifica quando os eleitores foram indagados em quem haviam votado em 2012, e em quem vão votar em outubro de 2016. “Após o processamento dos dados coletados vimos que a grande maioria daqueles que votaram no atual Prefeito, Alexandre Von, hoje migram para Nélio Aguiar. Certamente que pelos momentos atuais, já se pode prevê a polarização dos dois, com enorme folga sobre os demais, embora a campanha esteja só no começo”, explica Augusto, ressaltando que a campanha eleitoral também poderá fazer a diferença nas eleições.

“A expectativa de todos os concorrentes, é que o horário eleitoral gratuito possa fazer a diferença nos próximos 45 dias finais. Vamos, portanto aguardar para ver!”, complementou.

PMDB DECIDE APOIAR NÉLIO AGUIAR: Durante uma reunião que aconteceu em Belém, na tarde de quarta-feira (3), com a presença do ex-deputado Antônio Rocha, ministro Helder Barbalho e o médico Nélio Aguiar, ficou definido que o PMDB deverá apoiar a candidatura a prefeito de Nélio Aguiar, do DEM. Ainda segundo informações, Antônio Rocha será candidato a Vereador. A decisão foi oficializada ontem, quinta-feira (4), durante a Convenção do PMDB, que aconteceu na Câmara Municipal de Santarém. Com isso, a chapa de Nélio Aguiar e José Maria Tapajós fica mais forte na corrida à Prefeitura de Santarém.

Por: Manoel Cardoso

Fonte: RG 15/O Impacto

Nenhum comentário:

CONFIRA ABAIXO NOTÍCIAS QUE FORAM DESTAQUE