11 de fevereiro de 2017

Prefeito de Aveiro reúne com FUNAI e Lideranças Indígenas




Na tarde de sexta-feira(10), o Prefeito de Aveiro, Vilson Gonçalves, acompanhado do Vereador Ulisses e do Advogado Hiroito Tabajara, esteve reunido com dirigentes da FUNAI de Santarém e Lideranças indígenas da etnia Sateré Mawe.

Os índios Sateré Mawe vivem nos limites do município de Aveiro e o município de Barreirinhas, estado do Amazonas, porém estão abandonados a própria sorte e pleiteiam que o município de Aveiro assuma a responsabilidades pelas 22 aldeias que estão nos limites do município paraense. 

A principal reivindicação dos indígenas é quanto a educação e a saúde indígena que vem sendo negligenciada, ficando os índios em completo estado de abandono.

O Prefeito Vilson Gonçalves se mostrou favorável à causa indígena e inclusive já agendou visita nas aldeias para fazer um levantamento da situação, assim como se comprometeu a buscar uma solução jurídica para que o problema seja resolvido.

Em contato com nossa reportagem o prefeito Vilson disse que "Temos que encontrar uma solução para que esse povo não continue no completo abandono, o que estiver ao meu alcance farei para ajudar as mais de 3 mil pessoas, ser humanos, indígenas Sateré Mawe que estão nessa situação".

O dirigente da FUNAI, Alessio Dantas, se mostrou entusiasmando com o comprometimento do novo gestor municipal com a causa indígena, "é um ato nobre, demonstra respeito e conciencia com os indígenas que estão em situação de abandono na região, esta de parabéns o prefeito Vilson por sua atitude".


Fonte : ELIAS JUNIOR NOTICIAS

Nenhum comentário:

CONFIRA ABAIXO NOTÍCIAS QUE FORAM DESTAQUE