20 de fevereiro de 2017

Pescadores de outros muncipios tem material aprendido pela Sema realizando arrastões em Aveiro



A secretaria de meio ambiente de Aveiro na pessoa do secretário  Ney Nascimento e equipe, em parceria com polícia militar e polícia civil, conseguiram apreender no ultimo Sábado (18) aproximadamente 460 kg do PEIXE "MAPARÁ", na embarcação B/M Cláudio II, proveniente da cidade de Santarém.

Segundo ad informações repassadas a nossa reportagem pela própria secretaria, além do peixe todo o  apetrecho de pesca principal como,  malhadeira de grande extensão de alcance, que se encontrava no interior e exterior de posse de seus tripulantes com a prática pesqueira do peixe mapará que está no seu período de defeso também foi apreendida.

A ação se iniciou por volta das 16:00 e finalizou-se aproximadamente às 22:30 horas, do dia   Através de um instrumento de denúncia, o qual o denunciante ficara absolutamente com sua identidade preservada e, resguardando com isso, sua integridade física e familiar.

"Ao chegarmos ao ato do ilícito, primeiramente, fora lido os termos legais, pra que seus transgressores pudessem ter seu direito de resposta pra justificar a ação descabida por lei. 
Tentaram criar inicialmente um atrito, mas logo cederam, por de fato, terem se conscientizado estar praticando uma pesca predatória e irregular". Disse o Secretário.

Os denunciados estavam em 02(dois) barcos pesqueiros e mais ou menos 09(nove) Bajaras (embarcações menores) pra dar apoio no manuseio das redes para colocar as mesmas em pontos estratégicos para a captura dos peixes.

Com a toponímica(localização geográfica) em mãos, nas a proximidades da comunidade de Tabocal, somente conseguimos a tempo do impedimento e apreensão de uma embarcação, a outra e as bajaras, conseguiram se evadir pelo Rio Tapajós afora.

Pela manhã do dia(20/02/17), às 06:30h, vai ser feita a entrega/doação aos representantes de entidades e associações beneficentes de Aveiro, dos peixes que foram apreendidos.
Portanto, estão de parabéns:

Prefeito Vílson Gonçalves  não mediu esforços pra que pudéssemos fazer essa operação e a logística completa(barco e lancha) à nossa disposição, polícia militar, polícia civil e a incansável "EQUIPE DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE".

Vale ressaltar que o objetivo da secretaria depois dessa ação foi de proteger os pescadores do município da ação de outros pescadores de outros municípios que vem para a região fazer a pesca proibida com arrastões, fato que prejudica os pescadores locais que não usam este tipo de pesca.

Depois da apreensão do pescado o Secretário de Meio Ambiente repassou o pescado para a Secretaria da ação social, pasta comandada pela primeira dama do município, senhora Simone Cristina que imediatamente com a sua equipe fez a distribuição do pescado para as famílias carentes de bairros da cidade.  Vale ressaltar que a titular pela ação social tem recebido elogios pelo seu trabalho e principalmente pela sua atuação frente a secretaria, sempre com sorriso no rosto e muita simpatia.


Fonte : Elias Junior Noticias / Informações e Fotos : Secretaria Meio Ambiente de Aveiro 

Nenhum comentário:

CONFIRA ABAIXO NOTÍCIAS QUE FORAM DESTAQUE