10 de setembro de 2017

Santarém sediará 35º Batalhão e 2ª Cia Independente da PM


Em visita ao município de Santarém, o chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Pará, coronel Emmanuel Queiroz Leão Braga, esteve reunido no último dia 8 com militares do Comando de Policiamento da 1ª Região (CPR I) - que abrange também os municípios de Monte Alegre, Almeirim, Alenquer, Oriximiná, Juruti, Óbidos, Prainha, Terra Santa, Faro, Curuá, Belterra, Mojuí dos Campos – para discutir instalação do 35º BPM e da 2ª Companhia Independente de Missões Especiais (CIME), demanda apresentada ao comando da PM em Belém.

A agenda de compromissos do coronel Braga no município começou no dia 7, por conta do desfile cívico-militar realizado tradicionalmente na Avenida Tapajós, com apresentação dos órgãos de segurança Pública do Estado, ao qual assistiu na condição de representante do governo do Estado. Na sequência, ele visitou a área que se pretende destinar à instalação do 35º BPM e também conheceu de perto o trabalho desenvolvido pelo CPR-I

"Essa é uma visita de trabalho, mas que também tem o objetivo de aproximar o Comando Geral do Comando Regional, com sede em Santarém, e verificar as demandas do efetivo policial local, de maneira a garantir melhores condições para que esse servidor possa prestar o melhor serviço à comunidade”, informou o chefe do Estado Maior da PM.

Depois de conferir de perto a área que poderá abrigar a sede do 35º BPM e da 2ª CIME - hoje ocupada pela 5ª Unidade Regional de Educação - o coronel Leão Braga afirmou que as instalações físicas são adequadas, mas vão necessitar de algumas intervenções.

“O prefeito Nélio Aguiar se mostrou motivado a nos ajudar nesse processo. Assim sendo, vou levar essa demanda ao comandante geral para que tenhamos uma definição sobre o assunto. Acredito que na melhor das perspectivas, até dezembro teremos ativado o 35º BPM, e no decorrer deste mês já iniciaremos a instalação da 2ª CIME", avaliou o coronel.

Reforço - Atualmente, o Comando de Policiamento da Primeira Região (CPR-I) atende a 13 municípios do Baixo Amazonas, compreendendo uma população total de 710.861 habitantes. Somente o 3º BPM contempla a população de Santarém e também dos municípios de Belterra e Mojuí dos Campos, atendendo 330 mil pessoas. Mas em virtude do aumento do contingente populacional, somente um Batalhão não tem condições de suprir as demandas de todos os municípios.

De acordo com o comandante do CPR-I, Coronel Heldson Tomazo, com a efetivação de mais um Batalhão em Santarém, o efetivo de policiais seria dividido e setorizado. "O 35º BPM iria atender a área leste da cidade, além dos municípios de Mojuí dos Campos e Belterra. Já o 3º BPM ficaria com toda a área oeste, área central, além da região do Lago Grande. Dessa forma, vamos setorizar o atendimento, ou seja, o policial vai atuar em uma área menor e, consequentemente, estará mais perto do cidadão", defende.

Amparo legal - O Decreto nº 1.017 de 04 de abril de 2014, publicado no Boletim Geral da PM nº 064, de 07 de Abril de 2014, denomina e determina a circunscrição do 35º Batalhão de Polícia Militar subordinado ao Comando de Policiamento Regional I (CPR I), com sede no município de Santarém. A Resolução nº 004, de 14 de abril de 2014 (Aditivo ao BG 081, de 05 de maio de 2014) prevê o 35º BPM como Batalhão de Polícia Militar nível III, com quatro Companhias Orgânicas.

A respeito dos trâmites burocráticos para a instalação do Batalhão e da Companhia Independente, o chefe do Estado do Maior da PM explicou quais serão os próximos passos. "Em termos burocráticos, foi feita a doação de um terreno que pertence à Secretaria de Educação do Estado. Esse trâmite já está sendo conduzidos em Belém pelo Comando Geral. Vamos avaliar se juridicamente está tudo dentro das normativas que a Secretaria de Administração cobra para que a gente possa passar este terreno para o nosso patrimônio. Em seguida, vamos partir para a reforma do prédio e aquisição de mobiliário", reiterou o coronel.

Competirá ao governador Simão Jatene, mediante decreto, autorizar a criação do 35º BPM e da 2ª Companhia Independente de Missões Especiais.

Fonte : Portal ORM com informações da Agência Pará

Nenhum comentário:

CONFIRA ABAIXO NOTÍCIAS QUE FORAM DESTAQUE