26 de dezembro de 2017

Marinha do Brasil informa


*Nota à Imprensa*

*Operação Verão 2017/2018*

A partir do dia 22 de dezembro, a Marinha do Brasil inicia a Operação Verão 2017/2018. É uma Campanha voltada para a intensificação de ações de conscientização e de fiscalização do tráfego aquaviário nas áreas de maior concentração de embarcações, sobretudo as de esporte e recreio e de turismo náutico, por ocasião de férias e feriados prolongados.

De acordo com informações da Diretoria de Portos e Costas, a *principal causa dos acidentes* em embarcações de esporte e recreio é a *falha humana*, o que por vezes pode resultar em consequências irreversíveis. Para minimizar a possibilidade da ocorrência de desastres náuticos, a Campanha deste ano traz como mote a *valorização da vida e a responsabilidade do proprietário e do condutor da embarcação*, especialmente durante as atividades de lazer.

Com o conceito “Segurança da Navegação: quem valoriza a vida, respeita”, a mensagem chega ao público com uma linguagem reflexiva, retratada em imagens de situações de risco, acidentes e suas possíveis consequências. As peças frisam a importância de se adotar atitudes conscientes para prevenir acidentes e garantir a integridade física dos tripulantes, dos passageiros e dos banhistas, promovendo a divulgação das principais regras de navegação e a importância do seu cumprimento para quem deseja aproveitar a época mais quente do ano com segurança.

Durante a Operação Verão a *Capitania Fluvial de Santarém* atuará na fiscalização das embarcações que têm como origem e destino o Município de *Santarém*, bem como aquelas que se encontrem nos balneários de *Alter do Chão*, *Pindobal*, *Arariá* e *Maracanã*.

*Travessia Segura*

Uma novidade que ocorrerá dentro da Operação Verão 2017/2018 será a campanha “Travessia Segura”, entre os dias 15 e 31 de janeiro, em todo o País, com foco especial nas embarcações de transporte de passageiros e de turismo náutico, que tem seu fluxo intensificado durante o período de férias nas regiões litorâneas e nos balneários.

Ao longo de toda a Operação Verão 2017/2018, mais de cinco mil militares e servidores civis que atuam nas 63 Capitanias, Delegacias e Agências da Marinha do Brasil se mobilizam para verificar o cumprimento das regras de segurança da navegação. As ações de fiscalização envolvem os seguintes aspectos: habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, a lotação e o estado da embarcação. Além disso, serão utilizados etilômetros, tendo em vista que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores.

Na campanha Travessia Segura a *Capitania Fluvial de Santarém*, atuará com a participação da ARCOM e ANTAQ, em especial, nos terminais de Santarém.

Confira as 15 recomendações para a Segurança da navegação:

1) Esteja atento e vigilante durante a navegação.
2) Navegue a mais de 200 metros de distância da praia, respeite os banhistas.
3) Tenha em mãos a sua habilitação e os documentos obrigatórios.
4) Conduza sua embarcação com velocidade segura.
5) Faça manutenção preventiva na sua embarcação.
6) Não consuma bebidas alcoólicas quando for conduzir sua embarcação.
7) Conheça bem todos os lugares por onde a embarcação irá navegar.
8) Conheça a previsão do tempo antes de sair e fique atento às possíveis mudanças.
9) Previna incêndios em sua embarcação.
10) Respeite o limite de pessoas a bordo e garanta a estabilidade da embarcação.
11) Informe seu plano de navegação e a lista das pessoas a bordo ao seu iate clube. Leve sempre um equipamento de comunicação.
12) Calcule o consumo de combustível para ir e voltar.
13) Quando ancorado, não acione motores ou movimente a embarcação se tiver alguém por perto na água.
14) Tenha coletes salva-vidas para todos a bordo.
15) Não polua mares, rios e lagoas.

A Marinha do Brasil convida a população a participar da Operação Verão. A conscientização é tão importante quanto a fiscalização. Procure a Capitania dos Portos, Delegacia ou Agência mais próxima de sua região por meio dos sites www.mar.mil.br ou www.dpc.mar.mil.br e denuncie alguma situação que represente risco para a segurança da navegação, para a salvaguarda da vida humana no mar e para a prevenção da poluição hídrica.

*Segurança da Navegação: quem valoriza a vida, respeita*

Maiores informações e Material da Campanha para Download podem ser obtidos no link:

http://www.dpc.mar.mil.br/pt-br/comunicacao-social/op_verao17_18

Fonte: Grupo Elias Junior Notícias/ Capitania dos Portos de Santarém 

Nenhum comentário:

CONFIRA ABAIXO NOTÍCIAS QUE FORAM DESTAQUE